+5531991126996
carrinho: R$ 0,00
0

Qual é a diferença entre Diamantes, Cristais Swarovski, Strass, Zircônia e Brilhante?

Hoje vamos falar sobre as diferenças entre os tipos de pedras, algumas preciosas e outras que são imitações. Também falaremos um pouco sobre lapidação.

Diamantes

Diamante é uma gema de origem mineral, ela é extraída do carbono que é formado embaixo da terra por milhões de anos, com pressão e altas temperaturas. Além de ser uma pedra preciosa é o mineral mais resistente que existe. O diamante pode ser lapidado de várias formas, a mais conhecida é a lapidação brilhante, o diamante lapidado em forma de brilhante também é conhecido como abrilhantado, outras formas de lapidação são: coração, gota, navete, baguete e entre outras.


Cristais Swarovski

Cristais Swarovski são feitos de cristal de vidro pela companhia Swarovski AG, que foi fundada por Daniel Swarovski, após ele inventar uma máquina de corte e polimento de pedras de cristal. Os cristais Swarovski são conhecidos no mundo da moda pelo seu brilho inconfundível, delicadeza e precisão, a Swarovski cresceu e se tornou o maior produtor mundial de precisão de corte de cristal para a moda, joias e, mais recentemente, iluminação, arquitetura e interiores. Não se compra Swarovski em qualquer lugar, as empresas que fabricam peças com Swarovski precisam ser homologadas para trabalhar com a marca e com o selo Swarovski Elements.

 

Strass

Strass são pequenos pedaços de vidro ou de plástico (muito utilizado em roupas) e em sua base contém pó ou película de metal que é parecido com o espelho, e é dai que vem o seu brilho. Este tipo de pedra foi criada em 1775 pelo joalheiro Georg Friedrich Strass, pois ele queria imitar o brilho dos diamantes. Hoje o Strass é muito usado em roupas, bijuterias, sapatos e entre outros. O seu custo é muito baixo em comparação a zircônia e ao verdadeiro diamante. O Strass não pode ser cravejado por ser frágil, por isso que é colado com cola apropriada. Além de sua vida útil durar muito menos do que a zircônia, também não pode ser molhado para não perder seu brilho e se ela escurecer não é possível voltar ao normal, pois sua parte metálica poderá estar danificada e se molhar, com o tempo ela também poderá se descolar da peça.


Zircônia

Existem dois tipos de zircônia, a mais usada e mais barata é a zircônia cúbica e tem a zircônia baddeleyít que é uma pedra natural.

Zircônia cúbica é a imitação mais perfeita do diamante e pode ser facilmente confundida, ela é produzida em laboratório, é uma gema artificial, e é cristalizada no sistema cúbico, também é usado para imitar outras gemas, como a ametista, safira azul, rubi, esmeralda, turmalina e entre outra.


Zircônia baddeleyíta é um mineral raro chamado óxido de zircônio (ZrO2), que é encontrado na natureza, ela é cristalizada no sistema monoclínico, e também é usada em joias.

Brilhante

Brilhante é uma das formas de lapidação de pedras, esta lapidação foi criada pelo joalheiro veneziano Peruzz, tem a forma redonda e contêm 58 facetas, esta lapidação foi criada para dar mais brilho as pedras, ela é a lapidação mais bonita para o diamante.

Lapidações

Confiram nas imagens acima, algumas das lapidações mais famosas: brilhante, princesa, esmeralda, pêra, navete, asscher, cushion..


 

 


Autor / Fonte:
CNPJ: 28.774.829/0001-60 | TRULY SEMIJOIA | Belo Horizonte- MG